terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novo curso é apreciado no Projeto Horta Saudável

O Projeto Horta Saudável realizou na quinta-feira (16), na escola Ecológica Ari Arcássio Goesller e na sede do Florir Toledo, mais um dos encontros mensais programados no calendário do projeto, para professores e funcionais de escolas municipais e Centros Municipais Educação Infantil (CMEIs) de Toledo. No encontro, os participantes receberam orientações - teóricas e práticas - do biólogo e técnico da Emater José Cosme de Lima, que ensinou como preparar uma ‘calda’ que reestrutura as hortaliças e vegetais, de forma a combater fungos e outros problemas durante o cultivo.

Além disso, ele ensinou um preparado para ‘curar’ plantas machucadas pelo tempo e pela podas. Todo trabalho desenvolvido no Projeto Horta Saudável é para erradicar o uso de agrotóxico, principalmente no ambiente escolar e familiar. O Projeto é desenvolvido pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação, em parceria com Instituto Maytenus e Itaipu Binacional.

Conforme a nutricionista do projeto, Solange Piccin Breitnbach, é importante resgatar esse ponto dos orgânicos. “As hortaliças são mais nutritivas e saudáveis, principalmente se ela for produzida de forma orgânica. Esse trabalho é muito importante, pois os professores, zeladores, funcionários e até mesmo alunos, poderão repassar isso na sua escola, em casa. É necessário mostrar a importância do cultivo orgânico e o incentivo neste tipo de cultura”.

Solange explica ainda que as crianças vão aprender na prática, o que eles consomem. “Já é difícil crianças comerem hortaliças. Esse é um trabalho pedagógico, elas preparando, plantando, colhendo, colocando a mão na massa, têm mais facilidade em aceitar o alimento na hora de comer”.

Para o técnico da Emater esse trabalho é muito interessante. “Nós temos hoje que garantir uma qualidade e segurança alimentar. Neste projeto, juntamos vivência dos saberes, onde unimos as experiências de pais, professores e alunos, para assegurar um ambiente de sustentabilidade. Nos trabalhos desenvolvidos nas escolas e creches, repassamos a importância do cultivo orgânico, com tecnologia saudável, de forma que as famílias possam ficar seguras e tranqüilas quanto a esse aspecto”.

Durante os encontros são realizadas atividades teóricas e práticas. O Projeto Horta Saudável está sendo realizado em Toledo, desde 2008. O resultado deste trabalho é visto nos pratos das crianças na merenda escolar e no próprio consumo, em casa.

HORTA SAUDÁVEL - O projeto visa facilitar o aprendizado dos alunos desenvolvendo um espaço educativo, proporcionando uma alimentação mais saudável, incentivando o consumo de alimentos nutritivos e orgânicos, além de melhorar o paisagismo, reaproveitando materiais recicláveis e conseqüentemente favorecendo a implantação deste programa no ambiente familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário